Follow Us @diariodeumabrazuca

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Celebrações em Portugal (versus Brasil)

Você sabia que nem sempre as festas que celebramos no Brasil coincidem com os dias das celebrações daqui? Eu não. 

Desde que cheguei em Portugal tenho me surpreendido com a diferença nas datas de algumas comemorações, que para mim eram "universais". É verdade, eu achava que era tudo bem padronizado pelo mundo, mas não é bem assim.  Eu achei tão curioso que resolvi pesquisar cada uma delas (pelo menos as mais importantes e que diferem do meu país de origem) e até já curti algumas por aqui.

Começamos então com o dia dos namorados, que é no dia 14 fevereiro. O famoso Dia de São Valentim, o "Dia Internacional do Amor". Descobri que nesta data, no antigo Império Romano se comemorava o Festival do Amor de Afrodite. Apenas no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, famoso por ser um santo casamenteiro.




Depois vem o dia dos Pais, que aqui é comemorado no dia 19 de março, dia de São José, santo popular da igreja católica. Além de Portugal, também celebram nessa data: a Espanha, a Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Liechstenstein.
Essa foi a primeira data que soube ser diferente por aqui. Foi um dia marcante pq meu marido passou esse dia sozinho pois nesse mês eu e meu filho ainda não tínhamos chegado em Braga. Ele ficou meio deprê na data. (Acho que em agosto vai ter que ter uma comemoraçãozinha né? rs)

O mesmo ocorre no dia das mães, que se celebra no primeiro domingo de maio, não no segundo como no Brasil. Essa data chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, que é feriado nacional aqui,  em que se comemora o dia da Imaculada Conceição, padroeira do Reino de Portugal. 
Nessa comemoração já estávamos aqui e foi a primeira vez que curti na tradição portuguesa. Para mim, foi até bem "produtiva" essa diferença na data pq ajudou a passar a minha primeira data comemorativa "longe de casa" de uma maneira mais amena e planejada. 
No primeiro domingo eu comemorei o dia só pra mim e no domingo seguinte eu pude ficar ligadinha na minha mãezinha. Até consegui organizar com a minha irmã um presentinho para entregar a ela, sem falar que pude ficar trocando mensagens, muitas fotos e assim saber tudinho de como estava a comemoração por lá. Foi reconfortante para mim poder dar uma atenção maior a ela e vê-la curtindo a data. 

Depois veio o dia das Crianças, comemorado no dia 01 de junho. Essa comemoração é intitulada  o dia "Mundial das Crianças", que é um dia dedicado as crianças, principalmente nas escolas, com muitas atividades para entreter os pequenos, ou "miúdos, que é como chamam aqui. Nesse dia não é feriado, e sim um dia para as crianças aproveitarem para serem mais crianças, curtindo o que mais gostam de fazer, que é brincar. Nos Estados Unidos, o dia das crianças é festejado no primeiro domingo de junho. 
No Brasil, a data é 12 de outubro, que coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado. Mas oficialmente, o dia assinalado pela ONU é 20 de novembro, data em que foram aprovados os Direitos da Criança.



PS: Aqui em Braga, de quinta (01/06) a domingo tiveram muitas atrações para as crianças. Os parques reservaram dias de muitas brincadeiras. Nós aproveitamos o sábado para levar o pequeno para brincar ao ar livre, em um parque que estava todo decorado e produzido para um dia bem lúdico, cheio de artistas fantasiados, teatros, fantoches, brinquedos infláveis e tirolesa. Sem falar no parquinho próprio do local, que por sinal foi uma das atrações preferida do meu filho.

JUNHO - mês festivo

Por falar em datas comemorativas, Junho é uma época repleta de festividades por aqui. As festas dos Santos Populares estão entre as principais de Portugal. É como se fossem as festas juninas brasileiras (OBA!!) Eu, particularmente, adoro essa época "junina" e estou ansiosa para ver como é a comemoração.
São João é quem inspira os festejos de Braga.  Ao todo, são 14 dias de festa e a as ruas ficam tomadas por desfiles, cortejos, procissões,  exposições e dezenas de espetáculos. A cidade já está sendo decorada e a movimentação é grande.

O mês ainda tem um feriado nacional, que é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado no dia 10 de junho. Essa data assinala a morte de Luís de Camões, um dos maiores e mais significantes símbolos do país.

O dia de Corpus Christi, aqui em Portugal é chamado de Corpo de Deus, havia sido suspenso em 2012 mas foi reconsiderado em 2016, sendo assim dia 15 de junho tem celebração. Esse dia não é um feriado digamos "radical", com todos os lugares fechados como datas tipo o Natal mas ainda assim é considerado FERIADO. É um dia onde há bonitas procissões por todo o país. 



↠ Guia para visitar  Porto em 2 dias
http://bit.ly/2GpUi4g
↠ Mudei para Portugal. E agora??!!
Um guia prático, direto e simples para você que decidiu morar legalmente em Portugal, chegou em terras lusitanas e não sabe por onde começar os trâmites burocráticos.
http://bit.ly/2FgUFyo




Nenhum comentário:

Postar um comentário