Follow Us @diariodeumabrazuca

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Escola em Portugal - Menores de 6 anos



Chegou Agosto!!!! 
Saiu a escola que o meu pequeno vai estudar!!!!
Nossa, que felicidade ver o nomezinho dele lá no quadro junto de uma turminha de crianças. Todos os dias penso nesse "recomeço" para ele mas foi tão bom perceber que a partir dessa lista ele vai se inserir em algo de fato por aqui. E melhor ainda, na escolinha que mais gostei. 💗

Como foi o caminho até a inscrição nas escolas

Bom, vou contar aqui como foi um pouco dessa nossa caminhada até a matrícula do meu pequeno. 

⇛ Como o Bê já estava frequentando uma escola no Brasil (desde os 2 anos), assim que chegamos em Braga, o foco foi organizar todos os documentos necessários para matriculá-lo aqui também. Mas o período escolar em PT começa no mês de setembro e encerra em junho, ou seja em maio nenhuma escola tinha mais "vaga" e realmente não fazia tanto sentido pelo pouco tempo que faltava para as férias de "final de ano". Sendo assim, tivemos tempo para preparar tudo que faltava e assim inscrevê-lo para o próximo ano letivo (setembro próximo).

Para darmos início ao processo de matrícula (inscrição. na verdade) dele fomos encaminhado a um Agrupamento escolar, que é uma espécie de secretaria central que cuida de várias escolas por freguesia, que é o mesmo que bairros no Brasil. Nesse local fomos orientados de como funcionava todos os processos necessários para conseguirmos uma vaga para o Bê iniciar sua vida escolar agora em terras lusitanas.

Depois de toda documentação acertada, nos deram uma lista de escola para visitarmos e assim depois de conhecê-las escolhermos  as que mais gostamos.

Que tarefa difícil!

Fomos então conhecer as escolas, suas instalações, os representantes e professores do local. Bem, como primeira impressão achei todas elas bem padronizadas. Desde a arrumação, a higiene, o número de crianças em salas e os educadores que nos receberam, tudo me pareceu bem parecido das. Por conta disso, a tarefa complicou e tivemos que escolher por coisas bem pontuais e pessoais mesmo. No meu caso, eu amei o espaço ao ar livre, com hortinha que tinha em uma, assim como a parte de refeições dela. Pronto, me apeguei a isso e escolhi a primeira opção. O bom era que se não rolasse ela, as outras tb eram boas e ficaria bem satisfeita e feliz.

Eu acho legal falar que em todas fomos muito bem atendidos. Pelo menos comigo, tenho sido muito surpreendia com a boa vontade do povo português em atender o público. Se vc está numa loja e precisa de informação, eles vão tentar de tuuudo para resolver seu questionamento mesmo não sendo "do setor dele". É bem normal, vai desde trocar um dinheiro (coisa bem banal) até uma pergunta para um atendente sobre algo que não seja da "competência de trabalho" dele. Eu sei, é  incrível achar isso incrível,  mas né...então, deixa pra lá.rs

Bem, resumindo, visitamos as escolas, conhecemos um pouquinho de cada, fizemos a nossa listinha e aguardamos o "aguardado" agosto! rs
Enfim, ele chegou e com total pontualidade (européia!) a listinha tava lá com o nome do meu Bê e a escolinha mais querida por nós. (PALMAS!!)

Agora é organizar a parte de material dele e aguardar o tão "aguardado" setembro (rs) para vê-lo dar entrada na mais nova experiência da sua vidinha.
Tudo novo!
Uma escola nova
em um país novo
com uma língua nova
e amigos novos (bem, essa parte vai ser a que ele vai tirar mais de letra rs).

E eu? Ah, eu vou tá aqui, mais ansiosa do que nunca. Doida para ele voltar e perguntar tudinho sobre o dia dele.  Vai ser como a primeira vez que deixei aquele serzinho tão minúsculo na escolinha.

E no fim, depois de escrever tudo isso já bate até uma saudaaade dessa fase um tanto cansativa (tanto!) de entreter ele o tempo todo e ficar grudada nele por tempo integral. A verdade é que a gente reclama, torce para chegar logo e quando tudo acaba faz falta né? rs

😊

PS: Algumas escolas vão até agosto mas nesse caso é um "serviço mais social" interessantíssimo que eles fazem nas escolas por aqui. Ele funciona basicamente assim: vc precisa trabalhar e o horário da escola de 9h as16h não te atende? Vc vai até a segurança social, apresenta suas condições de vida, documentos (claro) e aí eles te oferecem um "plano diferenciado" de horários, que te possibilita  deixar seu filho na escola antes do horário "normal de aula" com assistentes e recreadoras preparadas para fazer atividades com eles. O mesmo vale pra hora do almoço (das 12has 14h) e a saída, que é prolongada até as 18h30.

PS: A escolaridade obrigatória em Portugal é a partir dos 6 anos.



↠ Guia para visitar  Porto em 2 dias
http://bit.ly/2GpUi4g
↠ Mudei para Portugal. E agora??!!
Um guia prático, direto e simples para você que decidiu morar legalmente em Portugal, chegou em terras lusitanas e não sabe por onde começar os trâmites burocráticos.
http://bit.ly/2FgUFyo



Nenhum comentário:

Postar um comentário